Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Orlando

Título original:
Orlando
De:
Sally Potter
Com:
Jimmy Somerville, John Bott, Quentin Crisp, Tilda Swinton
Género:
Drama
Outros dados:
ITA/FRA/GB/RUS, 1992, Cores, 93 min.

Baseado na obra homónima de Virginia Woolf, "Orlando" leva-nos numa viagem onírica através dos séculos, marcada pela identidade sexual que muda de homem para mulher de acordo com suas intenções, assimilando tendências de cada tempo.
"Orlando" é a história duma viagem através dos tempos, de alguém que vive durante quatrocentos anos, entre 1600, durante o reinado de Elizabeth I (Orlando, um jovem e bonito cavaleiro, é um dos favoritos da rainha) até ao séc. XX. Com a morte da Rainha, ele apaixona-se loucamente por uma princesa russa e viaja até São Petersburgo. Quando ela o deixa, Orlando volta-se para a poesia, mas os resultados são tão frustrantes que decide deixar-se abandonar ao destino, tornando-se embaixador na corte de Khan na Ásia Central.
Durante uma batalha, Orlando muda de sexo e regressa a Londres. Mas, como passa a ser mulher, perde o seu título de nobreza e passa ter de se submeter às lei inglesas.
No ambiente efervescente e repressivo da Inglaterra Victoriana, engravida e é obrigada a tomar uma importante decisão: casar ou perder a sua herança.
Orlando sugere uma reconciliação entre razão, sensibilidade, emoções, sentimentos e fantasia, abrindo espaço para uma sociedade presidida pelo princípio erótico, num filme ambivalente, visual e de grande inspiração literária.

in Programa zero em comportamento

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 4 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.