Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Rasganço

Título original:
Rasganço
De:
Raquel Freire
Com:
Ana Teresa Carvalhosa, Isabel Ruth, Paula Marques, Ricardo Aibéo
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
POR, 2001, Cores, 100 min.
Links:
Site Oficial

"Rasganço" é a primeira longa-metragem de Raquel Freire, depois de "Rio Vermelho", a curta-metragem que a apresentou ao mundo do cinema. O filme decorre em Coimbra, cidade complexa, que gravita em torno dos estudantes universitários com os seus rituais académicos. Um mundo fechado, dominado pela Associação Académica, pelas tradições seculares da praxe e de códigos de comportamento. Um dia chega à cidade um jovem de fora, que não pertence a esse mundo, que lhe permanece vedado. Para se vingar seduz e conquista várias mulheres, para de noite se transformar num mutilador de jovens estudantes. O rasganço, que dá nome ao filme, é a última, a mais violenta e selvagem tradição coimbrã. No dia em que um estudante acaba o curso, os amigos arrastam-no para o claustro da Universidade e rasgam-lhe o traje académico com os dentes e as unhas e roubam-lhe a capa, que o doutor tem que recuperar.
Este é um universo que Raquel Freire conhece bem, visto que estudou Direito em Coimbra - chamavam-lhe a "Generala Vermelha" - e foi também vice-presidente da Associação Académica.
O filme, que foi apresentado na Semana da Crítica na última edição do Festival de Veneza, é protagonizado por Ricardo Aibéo, Ana Teresa Carvalhosa, Paula Marques e Isabel Ruth, contando também com participações de Paulo Rocha, Luís Miguel Cintra, Ivo Ferreira, Ana Brandão, Ana Moreira e Lúcia Sigalho, entre outros.

PUBLICO.PT

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 147 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.