Cinecartaz

Pub

Tom of Finland

Título original:
Tom of Finland
De:
Dome Karukoski
Com:
Jakob Oftebro, Jessica Grabowsky, Werner Daehn, Pekka Strang
Género:
Drama, Biografia
Outros dados:
EUA/SUE/FIN/DIN/ALE, 2017, Cores, 115 min.

O nome Tom of Finland fez, ao longo do último meio século, uma viagem inesperada: do fetichismo homossexual confidencial partilhado por uma comunidade minoritária para o reconhecimento global como artista de corpo inteiro e bandeira da comunidade LGBTQ (lésbica, gay, bissexual, transsexual e queer). Mas é sobre a figura por detrás do nome artístico, Touko Laaksonen (1920-1991), artista comercial e veterano de guerra finlandês, que se debruça este filme. Sob o pseudónimo Tom of Finland escondia-se um artista de formação clássica – no dia-a-dia, Touko Laaksonen, filho de professores que combatera contra os russos na Segunda Guerra Mundial e estudara piano, era artista gráfico e director artístico numa agência publicitária de Helsínquia. Os seus desenhos secretos reflectiam a sua "segunda vida" no meio de uma sociedade homofóbica onde a única hipótese de relação estável para um homossexual era sexo casual nas sombras de um parque público. Mesmo assim, Laaksonen viveu durante quase 30 anos em Helsínquia com o bailarino Veli Mäkinen, que morreu de cancro da garganta em 1981. 
Com assinatura de Dome Karukoski ("Coração de Leão") e com Pekka Strang no papel principal, o filme concentra grande parte da acção nas décadas imediatamente anteriores à descriminalização da homossexualidade na Finlândia, nos anos 1970, usando como "motor" o conflito entre os desejos eróticos do artista e a sociedade conservadora e homofóbica em que residia.
Jorge Mourinha (PÚBLICO)

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 23 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.