Cinecartaz

Pub

Adeus Índia

Título original:
Viceroy's House
De:
Gurinder Chadha
Com:
Gillian Anderson, Michael Gambon, Manish Dayal
Género:
Drama, Histórico, Biografia
Classificação:
M/12
Outros dados:
GB/Índia, 2017, Cores, 106 min.

O termo "Índia britânica" é a denominação para o domínio colonial do Império Britânico sobre o subcontinente indiano, que inclui a Índia, Paquistão, Bangladesh (ex-Paquistão Oriental) e Mianmar (anteriormente denominado Birmânia). Temporalmente, corresponde ao período entre 1858 – quando os direitos da Companhia Britânica das Índias Orientais foram transferidos para a coroa britânica –, e 1947, o ano em que o Reino Unido passou a soberania do território para os recém-criados Índia e Paquistão. Neste ano, Lord Mountbatten, último vice-rei da Índia, é designado para supervisionar a transição da Índia britânica para a independência. Apesar das boas intenções e dos esforços para simplificar todo o processo, é apanhado no meio de um jogo político que criará inúmeros conflitos e contestações, tornando a tarefa quase impossível.
Um drama histórico sobre um momento particularmente controverso da História da Grã-Bretanha, realizado por Gurinder Chadha ("Joga Como Beckham", "A Noiva Indecisa") segundo um argumento seu, de Paul Mayeda Berges (o marido) e de Moira Buffini. O elenco inclui Hugh Bonneville (o patriarca da família Crawley na série "Downton Abbey"), Gillian Anderson, Manish Dayal, Huma Qureshi e Michael Gambon. PÚBLICO

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 82 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores