Aniki Bóbó
- Título original:
- Aniki Bóbó
- De:
- Manoel de Oliveira
- Com:
- Feliciano David, Fernanda Matos, Nascimento Fernandes
- Género:
- Comédia
- Classificação:
- M/12
- Outros dados:
- POR, 1942, Preto e Branco, 68 min.
Em 1942, Manoel de Oliveira realizou "Aniki-Bóbó" afirmando-se como um dos mais importantes cineastas portugueses. Vinte anos depois, contrariando tudo o que de mal se tinha dito na altura da estreia, o filme fez sensação em Cannes, nos Encontros Internacionais do Filme para a Juventude. Hoje, este filme é apontado como uma obra memorável de Manoel de Oliveira mesmo por muitos daqueles que não gostam, não compreendem e não aceitam a maioria dos seus filmes. É uma história sobre as crianças pobres do Porto que brincam nas ruas aos "polícias e ladrões". Um deles rouba uma boneca para dar à rapariga dos seus sonhos. Entre o realismo mágico e o lirismo documental, "Aniki-Bóbó" afirma-se como uma obra pioneira do neo-realismo.
Hoje, quase seis décadas após a sua estreia, a ZON Lusomundo traz de volta ao grande ecrã a mais icónica obra de Manoel de Oliveira, em cópia restaurada em alta definição (formato 2K).
PÚBLICO
Votos dos Leitores
Média da votação dos leitores, num total de 511 votos (carregue na posição pretendida para votar)
Votos dos Críticos
-
Luís Miguel Oliveira
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
-
Vasco Câmara
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
Envie-nos a sua crítica
Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Críticas dos nossos leitores
-
Espectador
Outra vez!!??
Acho genial virem, mais uma vez, falar desta obra do Oliveira e nem sequer mencionarem (o Cinecartaz … (continuar a ler)
-
Carlos Almeida
Intervalo para as pipocas
Não se percebe; A Lusomundo dá-se ao trabalho de fazer uma cópia restaurada em 2K mas depois trata o … (continuar a ler)
-
Rafael Fernandes
Falta o resto do país.
Era bom ver o filme aparecer noutras salas, sem ser apenas em Lisboa e Porto. O país é mais do que i … (continuar a ler)