Cinecartaz

Pub

Marighella

Título original:
Marighella
De:
Wagner Moura
Com:
Ana Paula Bouzas, Bella Camero, Herson Capri
Género:
Drama, Histórico
Classificação:
M/14
Outros dados:
BRA, 2019, Cores, 155 min.

Esta é a história de Carlos Marighella (1911-1969), ex-deputado comunista, escritor e guerrilheiro, tido como um dos maiores ícones do Brasil pela sua luta pela liberdade. Após o golpe de Estado de 1964, que mergulhou o Brasil numa ditadura militar (que durou até 1985), Marighella liderou um grupo de revolucionários. Mas, em Novembro de 1969, por ser considerado “inimigo número um” do regime, foi assassinado por agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), numa acção coordenada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury. Só em 1996 é que o Ministério da Justiça brasileiro reconheceu a responsabilidade do Estado pela sua morte. A 7 de Março de 2008, foi decidido que Clara Charf, a sua mulher, teria direito a uma pensão vitalícia do Governo. Em 2012, depois da averiguação da Comissão da Verdade, José Eduardo Cardozo, então ministro da Justiça, oficializou a amnistia “post mortem” de Marighella. 
Adaptação do livro “Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, do jornalista Mário Magalhães, conta com realização do actor Wagner Moura (protagonista da série “Pablo Escobar” e dos filmes “Carandiru” ou “Tropa de Elite”), que aqui se estreia na realização e que também assina o argumento com Felipe Braga. A dar corpo a Marighella está o cantor e actor Seu Jorge, que contracena com Ana Paula Bouzas, Bella Camero, Herson Capri, Adriana Esteves e Guilherme Ferraz, entre outros. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 18 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores