Cinecartaz

Pub

O Começo

Título original:
Beginning
De:
Dea Kulumbagashvili
Com:
Ia Sukhitashvili, Rati Oneli, Kakha Kintsurashvili, Saba Gogichaishvili
Género:
Drama
Classificação:
M/16
Outros dados:
FRA/Geórgia, 2020, Cores, 130 min.

Yana (Ia Sukhitashvili) vive numa pequena aldeia da Geórgia com David (Rati Oneli), o marido, líder de uma comunidade de Testemunhas de Jeová, e o filho de ambos. Um dia, um grupo de extremistas ateia fogo ao lugar de culto da sua congregação. Yana, que até aí seguia à risca os preceitos da sua religião, vê-se a pôr em causa a forma como sempre se submeteu às regras patriarcais daquela comunidade. Já David, determinado a fazer justiça, faz o que pode para obter imagens de uma câmara de segurança que se encontra junto ao local do ataque. Mas isso vai desencadear eventos que provocam o total isolamento daquela família, deixando-os à mercê da hostilidade de todos, incluindo da polícia local. 
Um filme dramático sobre obediência e sacrifício, com assinatura da georgiana Dea Kulumbegashvili, na sua estreia em realização. Seleccionado para competição no Festival de Cinema de Cannes (onde não chegou a ser exibido, devido à pandemia de covid-19), "O Começo" teve a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Toronto (TIFF) em Setembro de 2020, onde recebeu o prémio FIPRESCI. Já no Festival de San Sebastian, o filme arrecadou a Concha de Ouro, Concha de Prata para melhor realização e a Concha de Prata para melhor actriz (Ia Sukhitashvili). PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 19 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

  • José Miguel Costa

    4 estrelas

    Detentor do selo de qualidade de Cannes e tratado como obra-prima nos festivais de Toronto (onde arr (continuar a ler)