Cinecartaz

Pub

Colectiv - Um Caso de Corrupção

Título original:
Colectiv
De:
Alexander Nanau
Género:
Documentário
Classificação:
M/14
Outros dados:
LUX/ALE/ROM, 2019, Cores, 109 min.

No dia 30 de Outubro de 2015, em Bucareste (Roménia), durante um concerto de uma banda de rock, um incêndio de grandes proporções causou a morte a dezenas de pessoas, deixando quase duas centenas feridas, muitas delas em estado grave. Este filme, escrito, produzido e realizado pelo cineasta Alexander Nanau, revela a investigação de um grupo de jornalistas que deu a conhecer uma série de falecimentos, dias depois, de pessoas hospitalizadas com ferimentos não considerados fatais. O que eles provaram foi que essas mortes resultaram de um enorme esquema de fraude no sistema nacional de saúde romeno e de várias instituições do Estado. 
Estreado no Festival de Cinema de Veneza, “Colective - Um Caso de Corrupção”, foi nomeado para o Óscar de melhor documentário e recebeu o LUX Prémio do Público de cinema 2021, uma distinção atribuída pelo Parlamento Europeu em parceria com a European Film Academy, a Comissão Europeia e a rede Europa Cinemas. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 10 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.